União Santanense vence em sua estreia pela Copa Jocivaldo Aires da Costa

Em mais um jogo pelo Campeonato Municipal – Copa Jocivaldo Aires da Costa em Nossa Riacho de Santana, neste sábado(25) no Estádio Miguel Aires “O Miguelão”, o Independente perdeu para o União Potiguar Santanense pelo placar de 1 a 0, com gol de Bruno Allan, jogo válido pelo grupo "B".









CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO 2º TURNO DA ELEIÇÃO EM NOSSA RIACHO DE SANTANA.

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR 

Caravana da Leitura realizou com sucesso mais um Projeto Biblioteca Viva em Nossa Riacho de Santana

A Secretaria de Educação de Nossa Riacho de Santana, nos dias 21 e 22 de outubro, deu continuidade ao Projeto “BIBLIOTECA VIVA” ler é viajar pela imaginação. No dia 21 a caravana da leitura oportunizou aos alunos da Escola Municipal João Bernardino de Lima, com momentos diversificados como: ler, brincar, criar e se divertir no mundo mágico da leitura. No dia 22 demos continuidade visitando as escolas da zona rural. Com isso foi possível vivenciar a alegria, o entrosamento e a participação de todos na realização das atividades desenvolvidas. 
















Inscrições para o último vestibular(PSV) da UERN seguem abertas ; quase 900 vagas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) abriu nesta segunda-feira, dia 20, as inscrições ao Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2015). O prazo segue até o dia 06 de novembro.
A solicitação de inscrição no PSV 2015 deverá ser efetuada, exclusivamente, VIA INTERNET, acessando o portal da UERN (www.uern.br) ou o endereço eletrônico da COMPERVE (www.uern.br/comperve), no qual estarão disponíveis o edital do PSV 2015 e oFormulário de Inscrição.
A taxa é de R$ 110,00, a mesma do vestibular passado. Este será o último ano que a UERN utiliza o PSV como forma de ingresso. Com a adoção do sistema misto, aprovado pelo CONSEPE, serão destinadas 865 vagas pelo PSV, o que representa 40% do total de vagas iniciais (2.184) ofertadas para 2015. Os outros 60% das vagas vão ser pelo ENEM/SiSU.
As provas PSVI serão aplicadas nos dias 14 e 15 de dezembro. Já o ENEM será nos dias 8 e 9 de novembro, seguindo cronograma do Ministério da Educação (MEC).
Todas as instruções no link: https://seguro.uern.br/psv/

Abertura da Copa Jocivaldo Aires da Costa aconteceu neste sábado(18)

O VII Campeonato Municipal de Futebol "Copa Jocivaldo Aires da Costa" em Nossa Riacho de Santana teve seu início na tarde deste sábado (18) no estádio Pai Cajé. Tivemos a cerimônia de abertura com as equipes entrando perfiladas, em seguida foi a execução dos hinos municipal e nacional, logo após a entrega das bolas a todas as equipes, patrocinadas pelo Presidente da Câmara Municipal o senhor Francisco Elias, depois tivemos o discursos:  O secretário de esportes Vandaécio Sousa abriu a fala dando boas vindas a todos, em seguida foi a vez do Presidente da Câmara Francisco Elias levar sua palavra, depois vice prefeito Tota falou em nome do Prefeito Jessé que se encontrava viajando, falou do compromisso da gestão para com o esporte e desejou sorte a todos, o ex-prefeito Raimundinho também fez uso da palavra, dizendo da importância da competição.

O JOGO: Começou muito equilibrado, Rafael abriu o placar para o Thaytir aos 16 da etapa inicial, o jogo pegou fogo, o poço de pedras partiu pra cima com tudo, o Thaytir passou a jogar nos contra-ataques mas o placar não foi mais alterado na etapa inicial. No segundo tempo o Poço de Pedras continuou em busca do empate, e ele veio com Carlinhos que arrancou do meio campo e na entrada da grande área bateu firme do canto esquerdo do goleiro Cássio que não conseguiu chegar na bola. Com o empate, o poço de Pedras continuou indo pra cima em busca da virada que veio com Jarbas após um bate rebate na área a bola sobrou pra ele que empurrou pro fundo do gol. Daí foi a vez do Thaytir partir pra cima em busca do empate, e ele veio quando Rafael cobrou falta magestosa no ângulo superior direito do goleiro Mateus. Fim de jogo Poço de Pedras 2 X 2. Esse jogo foi válido pelo grupo "A".

FICHA TÉCNICA

POÇO E PEDRAS: Mateus, Negão, Giliarde, Biel ( Pedro ) Dan, Marcos, Jarbas ( Jákson ) Marcos André, Kika, Carlinhos, Bodim ( Niel ).

THAYTI: Cássio, Zezinho, Roni, Airton, Carin ( Gilvam ) téu, Nenovo, Rafael, Willian, Airton ( Dorval ) Luiz.

GOLS: Thayti, Rafael duas vezes.

GOLS: Poço de Pedras, Carlinhos e Jarbas.

ARBITRAGEM: Luciano Lima no apito, Lindomar e Nego Pacotê nas Bandeiras.

OBS: Os cartões amarelos e vermelhos já estão atualizados na página da competição, é só clicar.  

No domingo (19) pela manhã tivemos mais um grande jogo, Junco e Nova Esperança não saíram do 0 X 0. Esse foi válido pelo grupo "B".

Também no domingo (19) tivemos mais um grande clássico pelo grupo "C". Com gol de Hilton o Sobradinho venceu o catolé por 1 X 0.


No próximo fim de semana teremos um jogo isolado, Independente e União se enfrentam no estádio Miguel Aires "O Miguelão" no sítio Paul. esse pelo grupo "B".

















Horário de verão causa mudanças na programação de serviços prestados no RN; veja

A população do RN deve ficar atenta às mudanças ocasionadas pelo horário de verão. Ainda que o Estado não faça parte, diversos serviços prestados no Rio Grande do Norte são impactados pela medida.
Horário de voos, ônibus interestaduais, programas de TV e o funcionamento da rede bancária são exemplos de atividades que sofrem modificações mesmo nos estados onde o relógio não foi adiantado em uma hora. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) fez uma recomendação aos passageiros para que a atenção seja redobrada em relação à hora marcada nos bilhetes de partida e chegada, especialmente quando o roteiro da viagem envolver translado entre regiões que passaram a ter horários diferenciados.
Em uma nota, divulgado pela Abear, consta que “a medida impacta unicamente os horários de partida, chegada e conexão de voos das regiões Norte e Nordeste, que serão antecipados em uma hora em relação aos horários atuais, mantendo assim a coesão com o restante da malha aérea nacional”
Nos bancos do RN, os clientes devem se programar para cumprir suas atividades com uma hora de antecedência, ou seja, das 09h às 15h. A mudança possibilita a adequação ao horário da malha bancária nacional.
Os horários da programação televisiva também sofrem alteração durante o período do horário de verão. Toda a programação será exibida no RN com uma hora de antecedência em relação à grade convencional – incluindo-se aí os horários da propaganda política obrigatória, que entra em sua última semana antes do segundo turno, no próximo domingo.
Com informações do Novo Jornal

RN realiza neste sábado “Dia D” da Campanha de Vacinação para cães e gatos

 No próximo sábado (18) todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte estarão promovendo o “Dia D” da campanha de vacinação antirrábica. Este ano a população a ser vacinada é de 714.015 animais, sendo 508.743 cães e 205.272 gatos. Para alcançar a meta nacional de 80%, até o final da campanha deverão ser vacinados 406.994 cães no estado. Até a manhã desta quinta-feira (16) já foram vacinados 92.854 cães no RN, o que representa 18% da população estimada, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).  

O período total da campanha no Rio Grande do Norte compreende de 15 de setembro a 14 de novembro, mas com o “Dia D” a expectativa da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam) da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) é que sejam vacinados mais de 400 mil animais.  

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Raiva/Suvam, Cintia Higashi, orienta que “os animais devem ser levados aos postos de vacinação por pessoas adultas. O transporte deve ser feito de forma adequada, cães na coleira e guia, para os animais mais agressivos é aconselhado o uso da focinheira, já os gatos como são mais assustados, devem ser levados em caixas de transporte ou similar, evitando assim as fugas ou acidentes” destaca.  A raiva é uma doença causada pelo vírus Lyssavírus, que ocorre nos mamíferos e pode ser transmitida ao homem pelo animal infectado através de contato com a saliva, por meio de mordedura, arranhadura ou lambedura. O cão e o gato são os principais transmissores da doença em áreas urbanas. Apesar de ser, quase sempre letal tanto para humanos como para os animais, a raiva é 100% evitável, através da aplicação de soro e da vacina anti-rábica.


União Potiguar Santanense estreia novo uniforme com vitória


A mais nova equipe de futebol de Nossa Riacho de Santana, o União Potiguar Santanense inaugurou um lindo uniforme na tarde deste último sábado, o jogo amistoso foi contra os Camarões do Batalhão de Rafael Fernandes. A equipe Santanense venceu por 2 X 1 com gols de Nardinho e Bruno Alan. Esse jogo marcou também a estreia do treinador Nelson Paiva, que além de treinar a seleção de Major Sales, irá treinar o União no campeonato municipal.

EXCLUSIVO: JOGOS DA PRIMEIRA FASE DO MUNICIPAL DE RIACHO DE SANTANA SERÃO REALIZADOS NAS COMUNIDADES

Prefeito Jessé
O secretário de esportes de Riacho de Santana, o senhor Vandaécio Sousa, anunciou no programa "Show de Bola" na rádio Interativa FM 104,9 na manhã desta sexta-feira ( 10 ) de que os jogos na primeira fase do campeonato municipal também acontecerão nas comunidades.

Na reunião da última quarta-feira ( 08 ) o dirigente do S.C Sobradinho Elianto Faustino, deu a ideia dos jogos da fase inicial serem nas comunidades e todos presentes concordaram. A comissão organizadora levou a proposta para o senhor prefeito Jessé, que sem problema nenhum acatou e apoiou a ideia. Com isso queremos parabenizar toda comissão e claro o prefeito jessé que resgatará os jogos nas comunidades.

A abertura do municipal 2014 será próximo dia ( 18 ) no estádio Pai Cajé entre as equipes Poço de Pedras e Thaity com transmissão da equipe esportiva "Bola de Ouro".

Mais informações clique AQUI!

Realizada reunião da Copa Jocivaldo Aires da Costa

Foi realizada na noite desta quarta-feira ( 08 ) a reunião da Copa Jocivaldo Aires da Costa, assim se chamará o VII Campeonato de Futebol de Riacho de Santana/RN.

O prefeito Jessé abriu falando do apoio para a referida competição, mesmo com muitas dificuldades, vamos honrar o compromisso com os desportistas de Nossa Riacho de Santana de realizar o campeonato municipal 2014, disse o prefeito Jessé, falou ainda da importância do esporte e finalizou desejando boa sorte a todas as equipes e divulgando que o campeão ganhará R$ 1.000,00 o vice R$ 500,00 e terceiro lugar 300,00 todos acompanhados de troféus e medalhas, e ainda R$ 100,00 para o artilheiro e R$ 100,00 para o goleiro menos vazado. 

Em seguida, o sargento Rosano falou sobre a segurança, as equipes podem ficar tranquilas em relação à segurança, vamos fazer um esquema de segurança para proteger todos, e garantir a segurança em todos os jogos. Disse o sargento Rosano.

Na sequência, o secretário de esporte Vandaécio Sousa deu boas vindas a todos e falou da importância do esporte na vida de cada atleta.

O professor Jandeilmo Cleidson ( Cleidão ) também fez uso da palavra e falou sobre a competição.

Finalizando, Lucélio Pereira falou sobre o regulamento que será o mesmo do ano anterior com exceção dos cartões amarelos que agora serão zerados após cada fase se caso o atleta estiver pendurado. Depois da discussão do regulamento, os presidentes entraram em ação, o dirigente Elianto Faustino deu a ideia dos jogos da primeira fase serem nas comunidades, todos os presidentes de equipes acataram a ideia e a comissão organizadora ficou de decidir daqui pra sexta-feira próxima.

Confira agora como ficaram os grupos

Grupo "A"
Poço de Pedras
Thaity
Tigre

Grupo "B"
Independente
União
Junco
Nova Esperança

Grupo "C"
Sobradinho
Arsenal
Caiçara
Catolé

Todas as equipes jogarão entre si no mesmo grupo, classificando-se as duas primeiras colocadas e duas terceira melhor colocadas no geral.


O ponta pé inicial será dia 18/10 com um clássico Poçopedrense entre Poço de Pedras e Thaity no estádio Pai Cajé com cobertura total da Interativa FM 104,9.










Horário de Verão começa à meia-noite do próximo dia 19

O horário de Verão começa no próximo dia 19 de outubro. Nesta data, a partir de meia-noite, os ponteiros devem ser adiantados em uma hora em relação ao horário de Brasília.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, o principal objetivo da implantação do Horário de Verão é o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona substancial redução na geração da energia elétrica.

Além da redução média de 4 a 5% no consumo de energia no horário de pico durante os meses do Horário de Verão, normalmente de outubro a fevereiro, gera outros benefícios ao setor elétrico e a sociedade em geral, decorrentes da economia de energia associada.

A mudança vai até 15 de fevereiro de 2015, já que o Decreto nº 6.558 de 2008 determina que a temporada para ajustar o relógio deve começar no terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até o terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente.

O Rio Grande do Norte não acompanha o horário brasileiro de verão, já que as regiões Norte e Nordeste não participam da mudança. Esse ano, apenas os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, terão que adiantar os seus relógios, com a entrada em vigor do novo horário. 

Bancários decidem pelo fim da greve e voltam ao trabalho

Os bancários do Rio Grande do Norte decidiram pelo fim da greve e voltam ao trabalho a partir de hoje. Em assembleia realizada ontem (06), a categoria rejeitou a contraproposta de reajuste da Federação Nacional de Bancos (Fenaban), que ofereceu 8,5% de aumento, porém, decidiu encerrar a paralisação já que outros bancos  pelo país também vão retomar suas atividades hoje.

A contraproposta Fenaban  aumentava o índice do reajuste salarial de 7,35% para 8,5%. Também foi oferecido um reajuste de 8% para 9% nos pisos e 1,22% no vale-refeição.
A decisão é válida para as agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e para os bancos privados de todo o estado, com exceção do Banco do Nordeste, que realiza uma nova assembleia hoje (7) para definir os rumos da paralisação.

De acordo com o Sindicato dos Bancários no Rio Grande do Norte, a greve foi encerrada mesmo a contragosto da categoria, que tinha esperanças de arrancar um reajuste maior dos banqueiros e do Governo Dilma.
A greve, iniciada no último dia 30, durou uma semana. De acordo com o Sindicato, a nova proposta não contempla a reposição de 35% reclamada pela categoria, em função de perdas acumuladas no decorrer de anos, além de os bancos não terem sinalizado para o fechamento de cláusulas sociais, bem como para a contratação de recursos humanos em relação aos bancos oficiais, como Banco do Brasil e Caixa, que falam em contratar mais dois mil funcionários no próximo ano.

Em relação aos dias parados durante a greve, a  Fenaban propõe a compensação na forma de uma hora por dia no período de 15 de outubro a 31 de outubro, para quem trabalha seis horas, e uma hora por dia no período entre 15 de outubro e 7 de novembro, para quem trabalha oito horas.


Com Informações do nominuto.com

Governador será eleito no 2º turno

Os eleitores potiguares decidiram, nas urnas, levar para o segundo turno, no dia 26, a definição sobre o futuro governador do Estado. A disputa ficará entre os candidatos do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves, e o do PSD, vice-governador Robinson Faria.  Com o fim da apuração das urnas, o candidato mais votado, Henrique Alves, teve 47,34% dos votos válidos, somando 702.196 sufrágios, contra 42,02% de Robinson – 623.614 votos.  Foram mais de 78 mil votos de maioria.

O terceiro colocado, e considerada a surpresa da corrida eleitoral este ano, com  8,74%, o professor Robério Paulino (PSOL) somou quase 129.616 votos em todo o Estado. Os postulantes do PSTU, Simone Dutra, e do PSL, Araken Farias, obtiveram menos de 1% dos votos válidos.

Os dois candidatos que passam ao segundo turno vão retomar já esta semana as articulações para a nova etapa da campanha. A propaganda eleitoral no Rádio e TV está prevista para começar no dia 11 de outubro, seguindo até o dia 24 de outubro. A eleição ocorrerá no dia 26 de outubro.



Votos nulos 
O número de votos brancos e nulos que representavam 23,34%, enquanto a abstenção este ano ficou em 16,83% dos eleitores aptos a votar no Rio Grande do Norte. Somados, são cerca de 40% do eleitorado que optou por não escolher entre os postulantes à principal vaga da administração estadual, o Executivo.



O percentual se aproxima do total atingido pelo segundo colocado e poderia ter resolvido, ontem, o pleito. Na avaliação do deputado Henrique Alves foi a migração de plataforma expressiva dos indecisos para o PSOL, que o impedirão de comemorar o resultado favorável no primeiro turno. “Os votos indecisos que as pesquisas demonstravam e eu disputava junto ao segundo colocado, na reta final, tendeu para ele (Robério paulino) e eu respeito”, disse.



Os dois candidatos que vão para o segundo turno tentam agora conquistar os votos que foram para o professor Robério Paulino (PSOL).  O candidato do PSD, Robinson se disse “vitorioso” e afirmou que pretende convidar Paulino para apoiá-lo no segundo turno. 



“Há uma identidade, uma afinidade entre as ideias e os eleitores de Robério e os meus. Não estou fazendo apologia, até porque não posso falar por Robério, mas pretendo chamá-lo sim”, afirmou Robinson.



Para o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Virgílio Macedo Jr., o pleito eleitoral no Estado ocorreu de forma tranquila e dentro do planejado, sobretudo por se tratar do uso de uma nova tecnologia: o sistema de identificação biométrica. Passava das 23h, quando   apuração dos votos foi finalizada  pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). 



“Para a magnitude que tem uma eleição geral, com cinco telas para o eleitor votar – deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente –, o que de certo modo demanda mais tempo, o resultado é absolutamente positivo”, frisou.

do Tribuna do Norte



Confira todos os resultados da eleição em Nossa Riacho de Santana.


 CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR.