HOMICÍDIOS TÊM AUMENTO DE 102% NO RN

Os números de crimes violentos letais no Rio Grande do Norte tiveram um aumento de 102,4%, entre os anos de 2012 e 2013, segundo o 8º Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2014, que foi disponibilizado ontem, terça-feira (11), pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP ).
Paralelamente a este aumento no número de crimes violentos, houve a diminuição nos investimentos em segurança pública nesse período: em 2012 foram investidos aproximadamente R$ 831 milhões; já em 2013 esse valor caiu para cerca de R$ 707 milhões, sendo uma variação de 14,87%, para menos.
O FBSP é uma organização sem fins lucrativos que busca contribuir com a discussão, o debate, articulação e cooperação técnica para a segurança pública no Brasil.
O Anuário da FBSP possuí 156 páginas e mostra diversas informações sobre a situação da segurança pública. Ele traz números sobre os efetivos policiais, investimentos em segurança, tipos de crimes cometidos, crimes envolvendo policiais e diversos outros dados sobre a segurança pública entre os anos de 2012 e 2013.
Os dados do anuário mostram que entre os estados da federação, o Rio Grande do Norte foi o que teve a maior variação do aumento de números de crimes letais (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte). Em 2012 a cada 100 mil habitantes, 12,0 foram vítimas de crimes letais, e esse índice aumentou para 24,3 em 2013. Um crescimento da violência, ocasionado pela crise no sistema de segurança do RN, que se encontra em situação crítica nos últimos anos.
Um ponto interessante registrado no anuário é a diminuição do número de roubo de veículos que caiu de 3.359 em 2012 para 1.636 em 2013, uma redução de quase 50%. Os estupros também diminuíram de 329 para 236 casos. O anuário mostra também a evolução e aumento do número de pessoas mortas por policiais, que desde 2009 já fizeram 11.197 vítimas em todo o país.
O Presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Marcos Dionísio, comentou sobre os dados do anuário e apontou que esses índices não espelham a realidade do RN e que eles são bem maiores do que foi apontado pelo estudo. “ A situação é bem grave no RN e esses números são baixos para o que o Conselho apurou. Nós fizemos um levantamento mais complexo, onde não deixamos escapar nenhum caso de homicídio no RN”, comentou o presidente.
Ele também explicou que é preciso mais agilidade na divulgação desse anuário, que é entregue com muito tempo de atraso. Marcos Dionísio ressaltou também a importância do Anuário para a gestor público, principalmente por mostrar quais os pontos mais fracos da segurança pública.
O Delegado Geral de Polícia da Degepol, Adson Kleper, apontou algum elementos que podem ter levado a esse aumento de crimes. “Eu acredito que isso tenha acontecido pela diminuição do efetivo da polícia civil nos últimos anos. O fator capacidade de investigação dos homicídios influiu muito nesse índice, além da diminuição do policiamento ostensivo da polícia militar ao decorrer do anos”, afirma.
O delegado explicou que esse índice deve cair neste ano de 2014, principalmente, devido à reestruturação da capacidade investigativa da Delegacia Especializada em Homicídios (Dehom), reposição de policias, aquisição de viaturas e equipamentos de trabalho.
“Desde que mudamos a competência da Dehon o número de homicídios vem caindo, houve um freio nessa violência nos meses de agosto, setembro e outubro em Natal e região metropolitana. Isso tudo só pela mudança de gestão. Em apenas dois meses a Dehon prendeu seis pessoas através de investigação, três em fragrante e três em mandatos de prisão preventiva” concluiu o delegado. O anuário pode ser baixado no site do Fórum de Segurança Pública, forumseguranca.org.br .


Tribuna do Norte 

0 comentários:

Postar um comentário

O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS DO BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA PODE SER MODERADO. NÃO SERÃO ACEITAS AS SEGUINTES MENSAGENS:

1. QUE VIOLEM QUALQUER NORMA VIGENTE NO BRASIL, SEJA MUNICIPAL, ESTADUAL OU FEDERAL;
2. COM CONTEÚDO CALUNIOSO, DIFAMATÓRIO, INJURIOSO, RACISTA, DE INCITAÇÃO À VIOLÊNCIA OU A QUALQUER ILEGALIDADE, OU QUE DESRESPEITE A PRIVACIDADE ALHEIA;
3. COM CONTEÚDO QUE POSSA SER INTERPRETADO COMO DE CARÁTER PRECONCEITUOSO OU DISCRIMINATÓRIO A PESSOA OU GRUPO DE PESSOAS;
4. COM LINGUAGEM GROSSEIRA, OBSCENA E/OU PORNOGRÁFICA;
5. DE CUNHO COMERCIAL E/OU PERTENCENTES A CORRENTES OU PIRÂMIDES DE QUALQUER ESPÉCIE;
6. QUE CARACTERIZEM PRÁTICA DE SPAM;
7. ANÔNIMAS OU ASSINADAS COM E-MAIL FALSO;
8. FORA DO CONTEXTO DO BLOG

O BLOG NOSSA RIACHO DE SANTANA:

1. NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMENTÁRIOS DOS FREQUENTADORES DO BLOG;
2. SE RESERVA O DIREITO DE, A QUALQUER TEMPO E A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO, RETIRAR QUALQUER MENSAGEM QUE POSSA SER INTERPRETADA CONTRÁRIA A ESTAS REGRAS OU ÀS NORMAS LEGAIS EM VIGOR;
3. NÃO SE RESPONSABILIZA POR QUALQUER DANO SUPOSTAMENTE DECORRENTE DO USO DESTE SERVIÇO PERANTE USUÁRIOS OU QUAISQUER TERCEIROS.
4. SE RESERVA O DIREITO DE MODIFICAR AS REGRAS ACIMA A QUALQUER MOMENTO, A SEU EXCLUSIVO CRITÉRIO.